Se as eleições fossem hoje, 73% dos catarinenses afirmaram que não votariam em Lula. Aécio é o que sofre menor resistência: 17,8% dos eleitores do estado se recusam a votar no tucano
As estimativas são do instituto Paraná Pesquisas, realizada com amostra de 1.324 eleitores de Santa Catarina. A pesquisa também revelou que Lula ficaria em terceiro lugar em uma disputa contra praticamente todos os candidatos do PSDB já cotados à Presidência, que ficariam em primeiro, e Marina, em terceiro.
Supondo que o pleito fosse hoje, Aécio ficaria em primeiro, com 46,4%, seguido por Marina, com 12,6%, e Lula, com 12,2%. Jair Bolsonaro também foi cotado e, nesse cenário, ficaria em quarto lugar, com 5,6% das intenções de voto.
Se a disputa fosse contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o tucano ganharia o primeiro turno com 34%. Marina se fortaleceria, com 18,2%, seguida por Lula, com 12,3%. Nesse caso, o quarto lugar seria ocupado por Ciro Gomes, já que 6,9% dos catarinenses optaram pelo ex-ministro.
O senador José Serra teria desempenho melhor na disputa interna entre os tucanos paulistas. Ele é candidato o preferido de 37,2% dos catarinenses. Marina tem a intensão de voto de 16,6% dos entrevistados, e Lula, 11,9%. Nesse caso, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro empatariam no quarto lugar, com 6,4% dos votos cada.
Avaliação do governo
O instituto também consultou a população catarinense sobre o governo da presidente Dilma Rousseff. O índice de reprovação à petista chegou a 88,3%. Apenas 9,4% dos entrevistados consideram sua gestão ótima ou boa.
Avaliação estadual
Ex-presidente do extinto PFL e atualmente filiado ao PSD, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, é benquisto pela população do estado. A pesquisa revelou que 64,4% dos eleitores catarinenses aprovam seu governo, contra 30,1% de reprovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário