sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A Carta do Bolsonaro : NOTA 1000 !!


Blog Felipe Moura Brasil

Bolsonaro: “Jamais pedirei desculpas à deputada Maria do Rosário”

O deputado federal Jair Messias Bolsonaro (PP-RJ) publicou em sua página do Facebook na tarde desta quarta-feira (17) uma nota intitulada “Jamais pedirei desculpas à deputada Maria do Rosário”.
 Rosário (PT-RS) o chamara onze anos atrás de “estuprador”, ao que Bolsonaro reagira dizendo “Eu não estupro você porque você não merece”. Na semana passada, ele repetiu a frase ao citar o antigo episódio em plenário. Por conta disso, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou um processo somente contra ele por quebra do decoro parlamentar e a Procuradoria-Geral da República (PGR) o denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação ao crime de estupro. Já comentei o caso aqui.
 Entre outras coisas para as quais eu também havia chamado a atenção, Bolsonaro esclarece o óbvio na nota: que nenhuma mulher merece ser estuprada, que ele jamais se declarou como estuprador nem fez qualquer apologia a essa prática e que só é possível entender as palavras ditas à deputada como uma reação à ofensa inicialmente dirigida a ele.
 Obviamente é possível, digo eu, julgar de mau gosto a sua frase, ainda que reativa, mas tirar do sarcasmo um sentido literal e a partir deste ainda inferir sua condição de estuprador e apologista do crime quando seu currículo mostra justamente o contrário são apenas distorções e ilações, também elas insultuosas, no mínimo, à inteligência.
 Se eu acho que Bolsonaro deveria pedir desculpas à Rosário? Sim: mas somente se ela se desculpasse primeiro pelo insulto inicial, reconhecendo-o como muito maior. Isto não é orgulho nem vaidade alguma. É apenas senso de moralidade, de proporções, de valores, além de um saudável desapreço à estupidez subserviente travestida de gesto de grandeza.
 Como Rosário provavelmente nunca vai se desculpar, Bolsonaro não tem a menor obrigação moral de fazê-lo. Ninguém tem de pedir desculpas por chamar de feia uma pessoa não arrependida que lhe atribuiu falsamente um crime.
 Segue a nota.
 Bolsonaro jamais desculpas
 Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário